O Petróleo é Suburbano

Publicado: 01/07/2010 em História
Tags:,

Lobato: O Berço da Exploração de Petróleo no Brasil

A busca pelo ‘ouro negro’ no Brasil vem de longa data, desde os tempos coloniais, mas a primeira jazida de petróleo do País só foi descoberta em 1939, no bairro de Lobato.

A história do petróleo no Subúrbio, todavia remonta ao ano de 1859, à época da construção da Estrada de Ferro Bahia a São Francisco. Durante as obras, o inglês Samuel Allport observou o gotejamento de óleo, a 8m da ferrovia. Setenta anos depois, o engenheiro agrônomo, Manoel Inácio Bastos, tomou conhecimento de que os moradores do Lobato usavam uma lama preta oleosa para iluminar suas residências. A partir de então, retornou várias vezes ao local para pesquisas e coletas de amostras para levar a pessoas influentes. Em 1932, o agrônomo entregou um relatório ao presidente Getúlio Vargas. Um ano depois, o engenheiro Bastos conseguiu empolgar o Presidente da Bolsa de Mercadorias da Bahia, Oscar Cordeiro, que passou a explorar a região em bases comerciais.

Oscar Cordeiro, pioneiro da exploração do petróleo no Brasil, diante do poço de Lobato, na Bahia, nos anos 30

Com a criação do Conselho Nacional de Petróleo – CNP, em 1938, o poço chamado DNPM-163, passou a ser perfurado com uma sonda que, em 21 de janeiro de 1939, revelou o petróleo no Lobato. “No dia 22, domingo, fui cedíssimo para o Lobato e tive a mais formidável sensação de minha vida. O petróleo manava da boca do poço e corria pelo chão rumo ao leito da estrada de ferro!…” Narrou Oscar Cordeiro no relatório que enviou para Monteiro Lobato, após a constatação de suas pesquisas. Não tendo como ignorar a existência do óleo, o então presidente do Brasil, Getúlio Vargas, visitou o Subúrbio Ferroviário acompanhado de altas autoridades, no dia 22 de outubro de 1940, inaugurando um marco, símbolo da riqueza brasileira, no local que é hoje circundado por humildes residências.

O poço DNPM-163, atingia a camada petrolífera e o petróleo ocupava parte de sua coluna de perfuração. O poço, apesar de ter sido considerado antieconômico, foi de importância fundamental para o desenvolvimento da atividade petrolífera na Bahia. A partir do resultado desse poço, houve uma grande concentração de esforços na Bacia do Recôncavo. Em 1941, é descoberta a primeira acumulação comercial de petróleo do País, no município de Candeias, na Bahia.

Monteiro Lobato, que chegou a ser preso por afirmar a existência do petróleo no país, não tem nenhuma relação com o nome do bairro. ‘O nome Lobato é muito anterior ao nascimento talvez do bisavô de Monteiro Lobato. Coincidentemente, o petróleo na Bahia foi, pela primeira vez, extraído na área do Lobato e o escritor paulista estava vinculado ao assunto, mas uma coisa não tem nada a ver com a outra’, explica o historiador Cid Teixeira.

Início de funcionamento da primeira sonda “rotary” Oil Well do poço CNP B-2 na Vila Militar, em Salvador (BA), em 28 de outubro de 1939

O professor Pirajá da Silva, nas notas biográficas de ‘Notícia do Brasil’, de Gabriel Soares de Souza, diz que Francisco Rodrigues Lobato foi um senhor de engenho, dono da região onde existiu uma pedreira de nome Lobato e onde foram perfurados os poços petrolíferos” (Coração Suburbano – O Pulsar da Cidade que a Cidade não Conhece, Gladys Santos Pimentel, Salvador, Dezembro de 1999, Universidade Federal da Bahia – Faculdade de Comunicação)

Fontes:

Blog do Planalto : http://blog.planalto.gov.br

Estações Ferroviárias do Brasil: http://www.estacoesferroviarias.com.br/ba_lbras/lestebrasileiro.htm

comentários
  1. Lanna Maia disse:

    -‘ Adorei xD
    Pena que hoje em dia quase ngm lembra disso =X

Deixe um comentário